16 de jun. de 2011

O QUE SÃO SPRINKLERS


Os sprinklers são o único sistema que inicia o combate sem a necessidade da ação humana; qualquer outro meio, como extintores e mangueiras, obviamente pressupõe a ação de pessoas. Normalmente é aí que se encontra o problema do combate, pois como o fogo provoca altas temperaturas em pouquíssimo tempo, e a fumaça escurece o ambiente e tira o oxigênio, é particulamente complicado enfrentar o incêndio.
O sprinkler é um pequeno chuveiro, fechado por um elemento sensível, chamado bulbo, à temperatura, instalado numa rede de tubulação hidráulica, que deve estar constantemente pressurizada. Como os bicos estão fechados pelo elemento sensível, não há problemas de vazamento.
Quando a temperatura ambiente começa a aumentar pela ação do fogo, o bulbo abre o sprinkler. Para melhor controlar essa abertura, foram definidas algumas temperaturas de acionamento. No mundo inteiro se fabricam sprinklers com bulbos que se abrem às temperaturas de 68, 79 , 93 e 141º C. Existem algumas outras variações, mas estas são as temperaturas mais comuns. A maior parte dos sprinklers disponíveis no mercado brasileiro se abre a 68º C.
Tabela de temperaturas

    68ºC - Bulbo vermelho

    79ºC - Bulbo amarelo

    93ºC - Bulbo verde

    141ºC - Bulbo azul
Começando um incêndio, a temperatura vai se elevando. Ao chegar à temperatura de acionamento do bulbo, ele se rompe, liberando a passagem da água, que cai circularmente, cobrindo uma área de 16 m2. Caso o incêndio já se encontre numa área maior, outros sprinklers se abrirão; e é muito comum que dois ou três sejam suficientes para dar conta do recado. Os sprinklers abrem-se individualmente, e por isso não há risco de que o fogo em um cômodo provoque uma chuva dentro de outro que não tem nada a ver.

  
TIPOS DE SPRINKLERS: 
SPRINKLER RTR Resposta Rápida Pendente 20mm
RTR FR H 20

Modelo tipo Resposta Rápida ou Fast Response. Este lançamento vem atender à crescente demanda do mercado pelos modelos tipo FR – Resposta Rápida. Cada vez mais, projetista estão especificando modelos de sprinklers especiais, que até então só havia disponibilidade através de produtos importados.
SPRINKLER RTR Resposta Rápida Pendente 15mm
RTR FR H 15
O modelo tipo Resposta Rápida ou Fast Response. Este lançamento vem atender à crescente demanda do mercado pelos modelos tipo FR – Resposta Rápida. Cada vez mais, projetista estão especificando modelos de sprinklers especiais, que até então só havia disponibilidade através de produtos impo
rtados.
SPRINKLER RTR Resposta Rápida Para Cima 20mm
RTR FR F 20
O modelo tipo Resposta Rápida ou Fast Response. Este lançamento vem atender à crescente demanda do mercado pelos modelos tipo FR – Resposta Rápida. Cada vez mais, projetista estão especificando modelos de sprinklers especiais, que até então só havia disponibilidade através de produtos importados.
SPRINKLER RTR Resposta Rápida Para Cima 15 mm
RTR FR F 15
O modelo tipo Resposta Rápida ou Fast Response. Este lançamento vem atender à crescente demanda do mercado pelos modelos tipo FR – Resposta Rápida. Cada vez mais, projetista estão especificando modelos de sprinklers especiais, que até então só havia disponibilidade através de produtos importados.
SPRINKLER RTR Pendente 20mm
RTR H 20
Os sprinklers (chuveiros automáticos contra incêndio) modelo RTR H 20 unem num só produto a confiabilidade e a durabilidade de um sprinkler padrão a um design inovador com baixo perfil, até então disponível unicamente em modelos decorativos.
SPRINKLER RTR Pendente 15mm
RTR H 15
Os sprinklers (chuveiros automáticos contra incêndio) modelo RTR H 15 unem num só produto a confiabilidade e a durabilidade de um sprinkler padrão a um design inovador com baixo perfil, até então disponível unicamente em modelos decorativos.
RTR Para Cima 20mm
RTR F 20
Os sprinklers (chuveiros automáticos contra incêndio) modelo RTR F 20 unem num só produto a confiabilidade e a durabilidade de um sprinkler padrão a um design inovador com baixo perfil, até então disponível unicamente em modelos decorativos.
RTR Para Cima 15 mm
RTR F 15
Os sprinklers (chuveiros automáticos contra incêndio) modelo RTR F 15 unem num só produto a confiabilidade e a durabilidade de um sprinkler padrão a um design inovador com baixo perfil, até então disponível unicamente em modelos decorativos.

Nenhum comentário: