24 de ago. de 2011

Metodos de Extincao
  - Abafamento: o abafamento ocorre com a retirada do oxigênio, é o mais difícil, a não ser em pequenos incêndios. - Resfriamento: o resfriamento é o método de extinção mais usado, consiste em retirar o calor do material incendiado. - Interrupção da Reação Química em Cadeia: é caracterizada pela ação do pó químico seco que interrompe a reação da combustão.
Transmissoes do Calor
  São três as transmissões do calor: 1ª) Condução: pelo contato direto de molécula a molécula. Por exemplo: uma barra de ferro levada ao fogo. 2ª) Convecção: é a transmissão do calor por ondas caloríficas. 3ª) Irradiação: é a transmissão do calor por raios caloríficos.
Clacificacao das causas de incendio
  São três as classificações das causas de incêndio: 1ª) Causas Naturais: são aquelas que provocam incêndios sem a intervenção do homem. Exemplo: Vulcões, terremotos, raios, etc. 2ª) Causas Acidentais: São inúmeras. Exemplo: eletricidade, chama exposta, etc. 3ª) Causas Criminosas: são os incêndios propositais ou criminosos, são inúmeros e variáveis. Exemplo: pode ser por inveja, vingança, para receber seguros, loucura, etc.
Causas mais comuns de incendio
  - Sobrecarga nas instalações elétricas; - Vazamento de gás; - Improvisações nas instalações elétricas; - Crianças brincando com fogo; - Fósforos e pontas de cigarros atirados a esmo; - Falta de conservação dos motores elétricos; - Estopas ou trapos envolvidos em óleo ou graxa abandonados em local inadequado.
Classes de incendio
  Classe A: fogo em combustíveis comuns que deixam resíduos, o resfriamento é o melhor método de extinção. Exemplo: Fogo em papel, madeira, tecidos, etc. Classe B: fogo em líquidos inflamáveis, o abafamento é o melhor método de extinção. Exemplo: Fogo em gasolina, óleo e querosene, etc. Classe C: fogo em equipamentos elétricos energizados, agente extintor ideal é o pó químico e o gás carbônico. Exemplo: Fogo em motores transformadores, geradores, etc. Classe D: fogo em metais combustíveis, agente extintor ideal é o pó químico especial. Exemplo: Fogo em zinco, alumínio, magnésio, etc.

Extintores
  São aparelhos portáteis ou carroçáveis que servem para extinguir princípios de incêndio. Os extintores devem estar em local bem visível e de fácil acesso. O treinamento sobre o emprego correto do extintor é parte eficaz contra incêndio. Os extintores não são automáticos ou auto ativados, se o incêndio começa eles continuam pendurados, inertes no lugar e nada acontece, pois são as mãos humanas que, precisam levá-los ao lugar necessário, apontá-los corretamente, ativá-los de modo a extinguir as chamas. Extintor de Água Pressurizada: Combate princípios de incêndios de classe ª extingue o fogo por resfriamento, não dever ser usado em aparelhos elétricos energizados. Modo de Usar: Transportá-lo até as proximidades do fogo, soltar a trava de segurança e apontar o mangotinho para a base do fogo apertando o gatilho. Extintor de Gás Carbônico: pode ser usado em incêndios de classe A, B e C, é mais indicado para equipamentos elétricos energizados. Modo de Usar: Transportá-lo até as proximidades do fogo, retirar o pino de segurança, apontar o difusor para a base da chama e apertar o gatilho, movimentar o difusor de um lado para o outro. Extintor de Pó Químico Seco: 1º) Pó Químico Pressurizado: pode haver perda de carga devido a petrificação do pó. 2º) Pó Químico Especial: usado para incêndios em classe D. Os extintores de pó químico seco podem ser usados em todas as classes de incêndios, não devem ser usados em centrais telefônicas ou computadores porque deixam resíduos. Não tem boa atuação nos incêndios da classe A e é preciso completar a extinção jogando água. Modo de Usar: Transportá-lo até as proximidades do fogo, soltar a trava de segurança, apontar o difusor para a base do mesmo e apertar o gatilho, fazer movimentos de um lado para o outro.
Fogo em automovel
.
O que fazer em um principio de incendio
  Preservar a sua integridade física e de outras pessoas; - Realizar o primeiro combate ao fogo com os meios disponíveis. Ex: pano molhado, balde de água, mangueiras de jardim ou extintores e posteriormente chame o corpo de bombeiros pelo telefone 193, que pode ser discado de qualquer telefone público sem ficha ou cartão; - Ao sentir cheiro de gás ventile ao máximo o ambiente, não provoque qualquer tipo de chama ou fagulha, nem mesmo ligue ou desligue o interruptor de luz.
Cuidados com o gas de cozinha
  Não fumar enquanto estiver manuseando o botijão; - Se a mangueira pegar fogo feche o registro; - Ao utilizar o fogão acenda primeiro o fósforo e depois abra o registro, - Não utilize o botijão de 13 Kg em fogareiros ou lampiões, pois poderá ocasionar um super aquecimento do recipiente rompendo a válvula de segurança; - Não utilize chama para localizar vazamento de gás, use espuma; - Faça revisões periódicas das instalações elétricas.
Cuidados com as instalacoes eletricas
  Não faça consertos ou improvisações nos fios ou equipamentos elétricos sem estar devidamente habilitado; - Evite ligar mais de um aparelho numa só tomada, pois sobrecarrega o sistema elétrico podendo provocar um curto circuito ou incêndio; - Desligue o ferro ao atender a porta ou o telefone.
Cuidados com o uso de cigarro
  Não jogar cigarro acesso no cesto de lixo; - Evite acumular pontas de cigarro no cinzeiro do carro; - Não jogue ponta de cigarro acesso na estrada; - Não durma fumando; - Respeite as placas de proibição.
Procedimentos em caso de incendio em edificio
  Mantenha a calma; - Nunca salte do prédio; - Desça sempre, só suba em último caso, pois a tendência do calor e do fogo é subir; - Não utilize elevadores, providenciando para que outras pessoas também não utilize.
Sempre que possivel utilize as caixas de incendio da seguinte maneira
  - Abra a tampa; - Engate a mangueira na saída do registro; - Engate o esguicho na outra extremidade da mangueira; - Desenvolva a mangueira em direção ao fogo; - Abra o registro na caixa de incêndio
Outros cuidados
  Se o local estiver tomada de fumaça, ande rente ao chão, pois é onde há menos fumaça e mais oxigênio; - Zele pelos hidrantes nas calçadas, pois é onde os bombeiros abastecem com a água as viaturas; - Mande revisar periodicamente os extintores; - Ao entrar no ônibus, trens, repartições, casa de espetáculos, oberve onde situam-se as saídas de emergência; - Se sua roupa pegar fogo, role no chão ou envolva-se num cobertor. DICAS Podemos afirmar que a maioria dos incêndios são causados por falha humana, falha material ou por ambas, predominando a falha humana. Vejamos a seguir algumas situações que podem resultar em incêndios e são perfeitamente evitáveis: - Brincadeiras de crianças. - Exaustores, chaminés e fogueiras. - Balões e Fogos de artifícios. - Displicência ao cozinhar. - Negligência com fósforo. - Velas, Lamparinas e outras fontes de iluminação à chama aberta, sobre móveis ou locais inadequados. - Aparelhos Eletrodomésticos. - Pontas de cigarro. - Vazamento de gás - Ignição ou explosão de produtos químicos. - Instalações elétricas inadequadas. - Trabalhos de soldagens. - Ação criminosa. Fique atento a todas estas situações, se você agir com consciência e muita cautela estará ajudando a evitar inúmeros incêndios e a salvar vidas.



Nenhum comentário: