28 de jun. de 2011

QUEIMADURAS

Os cuidados necessários para prevenir e os métodos mais usados na recuperação



O QUE É
É a destruição parcial ou total da pele causada por calor (água quente, fogo), substâncias químicas (soda cáustica, ácido de bateria) ou eletricidade.



TIPOS DE QUEIMADURAS
1º grau

queimadura de 1º grau

pé com queimadura de 1º grau É a única que não deixa cicatriz. Normalmente, causada pela queimadura de sol. Afeta basicamente a epiderme. A pele fica avermelhada, ardida e com inchaço.

Recuperação: uma a três semanas

2º grau

queimadura de 2º grau

mão com queimadura de 2º grau É a queimadura que mais dói, porque expõe as terminações nervosas da pele. Afeta a parte da derme. A pele fica com bolhas e inchada. O fundo da ferida apresenta pontos vermelhos.

Recuperação: um a três meses

3º grau

queimadura de 3º grau

pulso com queimadura de 3º grau É a mais grave. A derme é queimada por completo e a camada de gordura, músculo e osso pode ser atingida. A pele fica esbranquiçada, preta ou vermelha escura. A pessoa quase não sente dor, porque a pele destruída se torna uma camada dura parecida com couro.

Recuperação: acima de três meses



AS POSSÍVEIS SEQÜELAS

  • Motoras - A pessoa apresenta dificuldade de movimentação de membros;
  • Funcionais - Dependendo da região, pode haver perda de função de alguns órgãos;
  • Estéticas - Há perda de elasticidade. A pele fica dura e a área queimada fica sem pêlos, glândulas sudoríparas e sebáceas. É necessário fazer cirurgia plástica.



PRIMEIROS SOCORROS

  • Tirar a pessoa do calor. Desligar a corrente elétrica ou puxar a vítima com cinto de couro, borracha ou madeira sem encostar nela;
  • Em queimaduras por susbtâncias químicas, lavar com muita água, menos no caso de cal que deve ser raspada;
  • Cobrir o local com pano limpo e procurar o serviço médico. Em caso de incêndio ou urgência, chamar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.



TRATAMENTO
Geral

  • A pessoa deve se hidratar via oral ou venosa. Há necessidade de repor o líquido perdido;
  • Cuidados especiais com nutrição. A dieta balanceada deve ser rica em proteína;
  • Usualmente, o médico prescreve analgésicos para tirar a dor. Em casos extremos, indica até morfina;
  • Os curativos devem ser feitos para proteger o local e evitar infecções;
  • Antibióticos são recomendados somente em casos específicos.

Curativo com a pele de rã

pele de rã
É um método que traz mais rapidez na recuperação da queimadura.Tem de ser trocado em intervalos de cinco dias a uma semana. É importante saber qual a procedência da pele para evitar contaminação e posterior infecção, além de reações alérgicas. É imprescindível o acompanhamento médico.

Enxerto de pele

enxerto de pele
É usado em queimaduras de grande extensão para evitar que a ferida fique exposta e acarrete em infecção. O especialista tira de uma região sã (do próprio paciente) delgadas lâminas da pele, de dois a três décimos de milímetros, que são aplicadas sobre a ferida. Com o tempo, o tecido se recompõe


COMO EVITAR QUEIMADURAS EM CASA
panelas quentes Panelas quentes — Elas são um perigo dentro de casa, principalmente para as crianças. As panelas devem ficar sempre com o cabo virado para dentro do fogão, de modo a evitar possíveis acidentes.
álcool Álcool — O produto tem de estar sempre em local afastado do fogo e das crianças.
eletricidade Eletricidade — Sempre que houver criança em casa, é preciso deixar as tomadas protegidas, os fios elétricos isolados e procurar manter os meninos sempre calçados com sapatos ou chinelos de borracha.
velas Velas — Não é prudente acender velas dentro de casa. Se for necessário, tome o cuidado de colocá-las longe dos carpetes e das cortinas.
cigarros Cigarros — Não acender cigarro na cama antes de dormir. O fumante pode dormir e a brasa cair no colchão provocando um incêndio.

Nenhum comentário: